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segunda-feira, 22 de junho de 2015

A TERRA SEMPRE FOI A MORADA DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS,ISTO É,DOS HOMENS?


       
Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Março de 1927) foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.
O texto á seguir de perguntas e respostas foi elaborado pelo próprio com o objetivo de instruir o leitor.

P: - A Terra sempre foi a morada dos espíritos encarnados, isto é, dos homens?R: - Não. A Terra foi, primeiramente, uma massa de fogo, flutuando no Espaço. Após ter se resfriado, tornou-se habitável; a vida aí apareceu por etapas. Os três reinos da Natureza, os minerais, os vegetais, os animais, aí se manifestaram em três longos períodos de distância, com intervalos de varias centenas de séculos; depois o espírito aí incorpora na carne, e o homem aparece, resumindo no seu ser todas as vidas graduais da criação, reunindo na sua pessoa, através de uma união admirável, a alma, centelha divina, com o corpo que vem do animal.
P: - Pode-se acreditar que o homem teve o animal como ancestral?R: - Nosso orgulho repugna a acreditar nisso. A origem do homem permanece ainda misteriosa; talvez não seja bom que esse mistério seja esclarecido. Em todo caso, não é proibido pensar que nosso espírito, antes de chegar ao grau de evolução do período humano, não tenha, de alguma forma, tentado a vida nas regiões inferiores da criação. Isto é, conforme as leis de progresso da Natureza. Por outro lado, é certo que vendo o estado rudimentar de algumas raças selvagens, e mesmo tal retorno de bestialidade no homem civilizado, estaríamos no direito de acreditar que o animal foi o prefácio vivo do gênero humano.
P: - O homem constitui um reino à parte na criação?R: - Absolutamente. Se, pelo seu corpo, o homem guarda uma espécie de parentesco com o animal, pela ligação de um espírito consciente à sua carne, o homem constitui um reino específico na Terra. Ele é o resumo vivo dos reinos que o precederam; único, na natureza, ele é capaz de conhecer Deus, de ter a noção do infinito e a intuição da imortalidade, prova de sua aptidão para a sobrevivência.
P: - A espécie humana começou na Terra através de um único casal, como o dizem as religiões e a Mitologia?R: - Não. As raças humanas nasceram em vários pontos do globo terrestre, simultaneamente ou sucessivamente; daí sua diversidade.
P: - Adão não foi, portanto, o único ancestral do gênero humano?R: - Adão é o nome de um homem que sobreviveu aos cataclismos que perturbaram a mocidade do mundo; ele se tornou a cepa de uma das raças que, hoje, o povoam. A Bíblia conservou sua história e a dos seus descendentes; mas Adão é apenas um fragmento das humanidades primitivas; talvez até um mito, isto é, uma alegoria que simboliza as primeiras idades da História.
P: - É certo que haja várias raças de homens? As diferenças que as separam não são simplesmente devidas a influências superficiais, tais como o clima, a hereditariedade, etc.?R: - Não se pode negar que existe entre as raças humanas diferenças constitucionais profundas; as do cérebro e do ângulo facial, por exemplo, que são como as medidas de sua evolução. Por outro lado, existem tipos intermediários que supõem cruzamentos de raças; e esses cruzamentos de raças implicam, necessariamente, sua diversidade.
P: - Mas, então, se os homens não descendem todos de um primeiro casal, eles não são todos irmãos?R: - Todos os homens são irmãos em Deus, o que é uma fraternidade infinitamente superior. Além disso, todos são parentes, nesse sentido, de que eles têm a unidade de natureza e os destinos comuns. Todos são um pelo espírito que encarna em cada um deles e procede de Deus.
    

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